[Resenha] A Evolução de Calpúrnia Tate - Jacqueline Kelly
Bom!
Tradução: Elisa Nazarian | Título Original: The Evolution of Calpurnia Tate| Diagramação: Osmane Garcia Filho | Páginas: 382| Lançamento: 2014 | Primeira Edição | Skoob | Compre | Livro cedido em parceria pela editora Única.
“O verão passou lentamente e encontrei alívio no frescor do rio e na penumbra do laboratório do vovô..."
Oi, gentes! :D Sim, finalmente trago a resenha desse livro aqui para vocês, acho que muitos se apaixonaram pelas aparência dele, não é mesmo? Antes de iniciar a resenha, preciso comentar com vocês que quando vi a capa desse livro, desde já, tinha sido conquistado, outra coisa que me interessou foi a proposta dele, assim que li a sinopse eu fiquei bastante curioso a respeito da protagonista ser tão jovem, e por ser um assunto que não tinha lido em livros assim, que é sobre a origem da vida.
"A Evolução de Calpúrnia Tate" foi publicado pela Editora Única, selo da Editora Gente, e nos apresenta uma garota totalmente adoradora da natureza #goodvibes (não, pera...) e apaixonada por livros, especialmente o do Charles Darwin. Essa foi a primeira obra literária que leio do selo, e apesar de não ter sido uma leitura totalmente proveitosa e fluída, eu realmente ganhei várias informações ainda mais do que já havia estudado, ele é um ótimo pedido, principalmente para a escola, com um aprofundamento na matéria de Biologia.
Conhecemos então, Calpúrnia Virgínia Tate, ou apenas Callie Vee, uma garota de onze anos que não leva uma vida muito fácil, ela é imposta a fazer muitas coisas que a sua mãe deseja, incluindo tocar piano e cuidar da casa, além disso, entre seis irmãos – Harry, Sam, Lamar, Travis, Sul e o mais novinho da turma, Jim – ela é a única menina da família, e por mais que ela tenha uma grande quantidade de “manos” o único que ela tem mais afeto é o Harry e foi ele quem mais ajudou a jovem na jornada em busca do conhecimento, outro aspecto é o nome dela, que apesar de ser bem diferente, tem tudo relacionado ao que iremos encontrar durante o passar das páginas.
Ela mora no Texas, e o livro é narrado na época de 1889, umas das coisas que reparei com a protagonista é que mesmo ela sendo tão jovem já tem um dom para escrever, inclusive, ela adora ler (Alguém se identificou por aqui? haha). A garota sempre foi interessada em um livro que realmente a define completamente, nomeado “A Origem das Espécies” escrito por Darwin. Certo dia, ela foi em busca de tentar pegar esse livro na biblioteca, junto com seu irmão Harry, porém, Callie, infelizmente, acabou nem levando a obra tão desejada por causa da bibliotecária muito barcaça (péssimo atendimento, friend). Antes dela entrar na biblioteca, a jovem acaba recebendo uma caderneta de anotações para observações científicas, do seu irmão Harry.
Diante da leitura, conhecemos o avô da Calpúrnia, Walter Tate, um naturalista, ou seja, ele é um misto de estudioso e aventureiro que centra seu interesse em regiões ainda desconhecidas, observando e descrevendo o meio ambiente, ao descobrir que o seu avô se interessa pelas mesma coisas que ela gosta, os dois acabaram ficando muito próximos e desvendando milhões de mistérios relacionados a origem das espécies. Sempre quando Callie tem alguma sugestão ou uma dúvida ela anota em sua pequena caderneta, e quanto mais ela anota, mais vamos descobrindo o caso e desvendando incríveis mistérios.
Mas a final, porque a jovem resolveu "seguir" a natureza? Bom, após ela perceber que havia casos diferentes em seu quintal, como exemplo, gafanhotos amarelos e bem maiores que o que estamos acostumados a observar, ela decide questionar a seu irmão Harry e o seu avô, porém eles não sabem a resposta e então a jovem decide encontrar todas as pistas e conseguir achar a solução. Juntos, eles pretendem desvendar e entender as charadas da natureza e claro, de Darwin, a cada capítulo um novo acontecimento importantíssimo.
Apesar de não ter lido nenhum livro, exceto os didáticos, a respeito de biologia, eu me apeguei bastante a respeito da história. A parte gráfica do livro está impecável, ao se deparar com essa capa já temos uma percepção de o que iremos encontrar em sua diagramação e claro, o trabalho da Editora Única está muito bom, a fonte é grande e apesar de aparentar ser um livro com uma grande quantidade de páginas é apenas a folha que é grossa e também incluindo a letra dele. Quando vamos iniciar um capítulo deparamos uma caligrafia totalmente linda e meiga, além disso, temos a presença de trechos do livro “A Origem das Espécies” ao conhecermos uma nova parte, simplesmente genial e só tenho elogios!
Bom, apesar do enredo ter sido interessante, algumas partes foram bastante entediantes, pois eles só focaram a respeito de tal espécie, sabemos que esse é o objetivo do livro, porém eu queria mais acontecimentos sobre a jovem e sua família, mas em suma foi bastante proveitosa a leitura. Gostei bastante dos três personagens mais presentes nesse livro, que foram a Calpúrnia, o Harry e o seu avô Walter, ambos tem personalidades um pouco diferentes, mas são figuras totalmente atraentes.
Calpúrnia é uma jovem que merece ser conhecida por todos, ela é uma garota bastante forte e cativante, outro ponto a ser notado que ela é um pouco feminista, mas não gosta de demonstrar muito sobre isso. O livro me trouxe ensinamentos bem importantes, personagens bem contruídos e apesar de sentir falta em mais aprofundamento a respeito da família da protagonista, a leitura, em si, me deixou totalmente satisfeito. Dedico esse livro para quem está a procura de um livro agradável e que seja voltado mais sobre o estudo da vida e dos organismos, com suas estruturas, reprodução e origem.
Olá Luan,
ResponderExcluirParabéns pela resenha, a tempos estou querendo ler essa obra, pois assim como a capa (lindíssima), o enredo me atrai muito.
Beijokas da Quel
http://literaleitura2013.blogspot.com.br
Eu morro de amores pela capa desse livro, mas agr que li sua resenha acho que não iria gostar de le-lô!
ResponderExcluirBeijos, Tabatha
Participe do nosso top comentarista de Julho! - http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/2015/07/top-comentarista-1-mes-de-julho.html
Sinceramente o livro me pareceu ser bem chato. Pareceu ser alo mais didático sabe. Como um que eu li esse ano, que conta uma história mais o foco é na medicina e no caso esse me pareceu ser a mesma coisa. E talvez por isso não tenha me instigado tanto assim. E realmente eu já estava querendo ele por essa capa. Mas acho que não lerei.
ResponderExcluirInquietudes Secretas
Olá Lua, tudo bom?
ResponderExcluirApesar de ser bem ligado a área da biologia, em especial a parte que estuda a origem da vida, não me interessei pelo livro, a premissa apesar de interessante, ao meu ver não parece ter uma evolução e nem momentos altos durante a leitura, apesar da capa muito bonita, não lerei.
Abraços.
Oi
ResponderExcluirNem sabia sobre o que esse livro falava e parece ser um livro bom e com ensinamentos, mais nem sei se leria ele, pelo menos você gostou e aproveitou da leitura e pelas fotos a diagramação parece estar boa.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oieeee LUAAAAN ♥
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas lembro que tinha ficado muito animada quando o vi em lançamento. A capa conquista mesmo, né?! Não curti muito a premissa dele, vi que bastante gente achou cansativo e maçante, então não sei se o leria...haha'
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
A capa realmente é linda *-* Quero o livro com toda a certeza :3 Me encantei com a sinopse e tudo o mais que vem junto.
ResponderExcluirCapa lindíssima... capricharam! Adorei a resenha, o livro parece ser bem interessante.
ResponderExcluirSUA ESTANTE
Gatita&Cia.
Oi Lulu lindo, tudo bem lindo, tá lindo
ResponderExcluirAIN MIGO ok as vezes é um tédio mesmo, mas esse livro foi uma doçura quando li <3
acho que o que mais gostei foi que a autora incluiu esse lance de biologia no decorrer da leitura fazendo com que a Calí refletisse o ser humano comparando com os insetos e bichinhos alksjdsalkd adorei isso
e concordo com você sobre ser um livro digno de estar na escola, adoraria ter lido ele com meus 10 anos
Beijos lulu
www.livroterapias.com
MENINO LUAN,
ResponderExcluirJá tive vontade de solicitar esse livro, mas fiquei com medo justamente de ele ter partes entediantes, como você mesmo confirmou, mas adoro biologia e provavelmente esse livro vai ser uma experiência de leitura diferente, apesar dos pesares. Essa capa é linda de morrer e a proposta do livro é bacana.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi Luan!
ResponderExcluirA capa deste livro é muito linda, já fico com vontade de ler por causa dela hahaha Nunca tinha lido nenhuma resenha e gostei muito de conferir sua opinião, o enredo é muito interessante, acho que nunca li nada parecido. Uma pena ter ficado entendiante em alguns momentos, mas acho que daria uma chance mesmo assim. :)
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Oi Luan, eu também já li esse livro e me apaixonei pela história, gostei muito da protagonista. A premissa do livro é muito interessante e criativa, me vi curiosa enquanto lia sobre as espécies, muito bom mesmo!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com
Oi Luan! Tudo bem?
ResponderExcluirEu terminei de ler o livro anteontem. E posso afirmar que pra mim não foi nada entediante. Haha'
Legal essa diferença. Adoro biologia, e as partes de taxonomia foram as mais interessantes pra mim.
É meu livro favorito, agora. De 10 estrelas, daria 11.
Beijocas da Jay
http://aprateleira2014.blogspot.com/
Oi Luan!
ResponderExcluirEssa capa é mesmo linda!
Simpatizo com a premissa do livro, mas não é uma prioridade de leitura, sabe? Que pena que algumas partes foram entediantes. É o tipo de premissa que o autor precisa saber mesclar para ficar bom, né?
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Olá Luh
ResponderExcluiradorie a sua resenha, não sabia muito a respeito desse livro, muito menos que ele era da Unica,kkk, sempre achei que era da Novo Conceito, mas paece ser uma boa pedida de leitura
Bjks
Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Oi, Luan! Tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente eu gostaria de agradecer pelo comentário que você deixou lá no blog :)
Sobre sua resenha, apesar de você ter esperado algo mais, ainda assim fiquei super curiosa! Adoro esses livros que relacionam trama com matérias didáticas, pois eles me dão esperança de que algum dia serão adotados nas salas de aula despertando o interesse das crianças não só para ler, mas para a matéria em si. Pena que o livro pode ser entediante em alguns momentos, de qualquer forma a edição é linda e dá uma vontade enorme de tê-la na estante! hehe Bjs
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Que capa mais linda =) Sempre passo por ele na livraria e fico tentada a comprar =D
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler
Eu adoro livros com essa temática, com certeza vai entrar para a minha lista de aquisições. rsrs Parabéns pelo blog e obrigado pelo seu comentário.
ResponderExcluirhttp://www.garotosmodernos.com/
Essa capa é maravilhosa! Suas fotos ficaram lindas
ResponderExcluirOlá! Ainda não li o livro, mas a Bel colaboradora do blog já leu e adorou, achou a leitura agradável e gostosinha de fazer. Ela gostou de acompanhar a personagem e super recomendou na resenha. Fico feliz em saber que vocês compartilham da mesma opinião!
ResponderExcluirBeijos,
Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi, tudo bem?! Conheci seu blog e gostei muito, já segui o blog, o twitter e também curti a página no facebook. Sucesso!
ResponderExcluirQue pena que não foi uma das suas melhores leituras. Adorei a resenha, fotos super lindas, estava mesmo querendo conhecer um pouco mais do livro!! Amei ♥
Abraços do Dan :)
•bookdan.blogspot.com
•twitter.com/@leitura_dan
•facebook.com/leituradan
As fotos e as descrições ficaram ótimas! Fiquei muito curioso! Vou comprar esse livro em breve, muito bacana!
ResponderExcluir